Como aumentar a credibilidade e ser escolhido pelo cliente

Por que um cliente escolheria você?

Nunca fui muito bom no futebol, mas como jogava no gol e os goleiros escolhiam o time, sempre gostei desta importante responsabilidade. Algumas vezes, joguei em lugares que não conhecia quase ninguém e tive que optar entre dois jogadores:

– Jogador 1 – Alto, forte, uniforme completo do Real Madrid e chuteiras douradas da Nike.
– Jogador 2 – Baixinho, magro, cara de peixe morto, camiseta de vereador e Kichute surrado sem meia com o cadarço amarrado com nó duplo nas canelas.

 

Qual deles você escolheria?

O rapaz da chuteira poderia ser um quase profissional que treinou em escolinha a vida toda, ou poderia ser um piá-de-prédio que não pode nem sujar o meião senão a mamãe briga.

O baixinho pode ser o azarado que vai ser retirado de campo depois de levar a primeira bolada, ou pode ser um Neymar ou Ronaldinho. Como saber?

Sempre tive uma estratégia infalível para fazer esta escolha. Não preciso conhecer todos os jogadores, preciso apenas ser amigo de quem conhece:

– Tá vendo aquele piazinho? Melhor atacante que já vi, meteu 5 num time da suburbana ontem à tarde…
– Legal! E o da chuteira dourada?
– Esquece. Ele joga na suburbana porque o pai dele patrocina o time, mas levou 5 ontem à tarde de um baixinho e saiu de campo chorando.

 

Seu potencial cliente também escolhe assim

Quando seu cliente precisa escolher entre duas coisas (pessoas, empresas, produtos ou serviços) e não conhece pessoalmente nenhuma delas, um dos fatores mais importantes de decisão é o que as pessoas que já contrataram esse serviço falam sobre a empresa!

Segundo a pesquisa sobre O Comportamento de Compra do Consumidor On-line, feita pelo SPC, 98,2% dos consumidores realizam algum tipo de pesquisa quando adquirem um produto pela primeira vez. Todos querem mais informações antes de contratar.

Destes, 60,4% buscam comentários de outros clientes e 52,4% buscam também avaliações.

Por isso não basta você dizer para o cliente o quanto você é bom. Outro cliente precisa falar isso de você! “Se testifico acerca de mim mesmo, o meu testemunho não é válido.” João 5:31

Simples assim. Se o garoto me dissesse: “Me escolhe que eu sou bom”, eu não acreditaria, mas quando outros dizem que o ele é o melhor, é porque ele realmente deve ser bom. Com depoimentos e avaliações a decisão do seu cliente fica muito mais fácil.

 

Ganhe credibilidade na Tratativa

 

 

Agora você pode fazer com que os seus clientes falem por você na Tratativa, através da Ferramenta de Avaliações e Depoimentos.

O resultado destas avaliações e depoimentos será exibido na sua Página de Divulgação, nos resultados de busca e contará para a sua pontuação do Ranking.

Esta funcionalidade tem como objetivo aumentar as chances de sua empresa fechar ótimos negócios através da Tratativa reduzindo ainda mais o leilão de preços. Além disso, daremos aos potenciais clientes uma ferramenta a mais para facilitar as decisões contratações.

 

Como conseguir avaliações de clientes na Tratativa?

A primeira forma é organicamente. Você torce para que os seus clientes entrem na sua Página de Divulgação e avaliem sua empresa por lá. Pode acontecer, mas deve demorar um pouco para que você tenha boas avaliações dessa forma.

A segunda forma é enviando um convite para que seus clientes façam a avaliação. Você pode enviar um convite no menu “Avaliações” e depois clicando em “Solicitar Avaliações de Clientes”. Envie para todos os clientes que você teve recentemente para que sua empresa se destaque entre seus concorrentes!

E se eu for mal avaliado?

Pode acontecer de um cliente ficar chateado por algum motivo inexplicável e avaliar mal a sua empresa. Você tem duas formas de amenizar isso.

A primeira forma é tentando uma reconciliação com o cliente. Somente ele pode alterar a própria avaliação. Seja simpático, veja se há algo que você possa fazer para que ele se sinta mais satisfeito com a sua empresa e esclareça o que não ficou legal. Muitas vezes a insatisfação é por falha na comunicação e não por baixa qualidade no serviço.

A outra forma de resolver é conseguindo com que vários outros clientes avaliem sua empresa. Isso tornará a avaliação ruim irrelevante.

Quando eu vejo várias avaliações cinco estrelas e apenas uma avaliação uma estrela, costumo desconfiar a idoneidade daquele que avaliou mal e não da empresa que prestou o serviço. Imagino que a maioria dos consumidores pensam dessa forma.

Aproveite a Ferramenta de Avaliações para que seus potenciais clientes saibam que sua empresa é realmente boa e merece ser escolhida.

 

Sou muito grato por ter você confiando e apoiando na Tratativa.com. Estamos construindo juntos uma ferramenta que potencialize o crescimento de empresas e de todo o mercado. Estamos juntos nesse objetivo!

Grande abraço,

Raul C. Sindlinger
CEO – Tratativa

 

 

 

 

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