Como escolher um servidor de hospedagem que não vai te deixar na mão

A hora de escolher um servidor de hospedagem para um site traz dúvidas para muita gente. Afinal, existem diversas empresas no mercado que vendem pacotes para todos os gostos e bolsos. Mas como descobrir qual é aquele que meu site realmente precisa? É o que nós vamos explicar para você nesse post.

O que é um servidor de hospedagem?

O servidor de hospedagem nada mais é do que uma empresa especializada em comercializar um espaço virtual onde ficará armazenado o seu site, ou melhor, todos os arquivos e páginas que compõe ele. Por esse serviço de hospedagem, você paga um valor mensal para a empresa que presta o serviço.

Escolha uma empresa séria

As duas principais características que devem ser analisadas é a estabilidade do serviço (para manter seu site no ar) e a qualidade do suporte prestado pela empresa. Isso porque se o seu site eventualmente sair do ar, você precisará de auxílio para que o problema seja corrigido o mais rápido possível. Por isso, também é importante saber a localização do servidor, e se a empresa for estrangeira, se ela oferece suporte em português e como é feito o suporte.

E se você não sabe bem ao certo quais são as empresas que oferecem bons serviços, a dica é contratar uma empresa que faça o gerenciamento da contratação e suporte da hospedagem de sites. Estas empresas poderão entender melhor a necessidade da sua empresa e gerenciar a contratação e o suporte nos melhores servidores disponíveis no Brasil e fora do Brasil. Na Tratativa você encontra muitas empresas que oferecem este serviço.

Quando você escolher uma empresa de confiança, chegará a hora de escolher qual o servidor mais adequado para a sua empresa. Tudo vai depender de alguns aspectos que vamos tratar agora.

Quanto espaço em disco será necessário?

Você pode entender esse espaço como o tamanho do seu HD. Quanto maior for a quantidade de dados (fotos e vídeos) do seu site, mais espaço o disco deve ter. Se o site é pequeno, com até umas 10 páginas, os planos mais básicos atendem perfeitamente sua necessidade. A partir dessa quantidade, é preciso fazer um cálculo da demanda para encontrar o melhor plano. Alguns sites de grande porte podem até ter servidor dedicado, VPS ou cloud, garantindo a robustez e colaborando para que ele não saia do ar.

Meu site precisa de um servidor dedicado?

Quando você contrata um serviço de hospedagem simples, você compartilha o espaço do servidor com outros sites e dados. Ao escolher plano com servidor dedicado você está alugando um equipamento só para você, dedicado ao seu site. A vantagem disso é que servidores dedicados oferecem muito mais segurança, estabilidade, capacidade de tráfego e velocidade. Entretanto, planos assim podem ser até 10 vezes mais caros.

Quantos visitantes receberei na página por dia?

Outra coisa que precisa entrar nos cálculos é a quantidade de acessos mensais no site. Isso vai fazer toda a diferença porque cada vez que um usuário abre uma página no site, são carregados dados que o servidor de hospedagem precisa suportar. Por isso, ele estabelece um limite de tráfego no site para ter um controle da demanda e não ficar sobrecarregado. Sites que tem um grande número de acessos diários precisam de planos mais robustos para não correrem riscos.

servidor-de-hospedagem

Preciso de mais segurança que o comum?

Para as lojas virtuais ou sites que possuam uma área de e-commerce, é necessário um plano de hospedagem diferente que contemple protocolo de segurança SSL e um IP dedicado. São essas coisas que irão garantir uma compra mais segura do usuário porque todos os dados fornecidos, como número de cartão e senhas, serão criptografados. As hospedagens para e-commerce também costumam exigir espaço em disco maiores.

Vale a pena contratar o mais barato?

O preço do plano não pode, de maneira alguma, ser o principal fator de decisão da compra sob o risco do seu site passar muito tempo fora do ar, ficar lento ou colocar em risco os dados dos seus clientes.

Check-list

Como a oferta de servidores de hospedagem é grande, talvez seja necessário fazer algumas comparações entre eles na hora de escolher qual contratar. Uma boa solução é fazer um check-list considerando as principais características dos servidores de hospedagem e dos planos que eles oferecem.

Servidor de hospedagem

› Tem boa reputação no mercado? (Uma pesquisa de reclamações na internet resolve)
› Uptime (A empresa garante que o servidor estará disponível pelo menos 99,5% do tempo?)
› Oferece bom suporte? (Quais são os canais de relacionamento que ele disponibiliza?)
› Painel de controle (É fácil de utilizar?)
› Garantias (Você recebe seu dinheiro de volta se não ficar satisfeito?)

Planos de hospedagem

› Plataforma (A hospedagem será feita em Windows ou Linux?)
› Transferência de dados (Qual é a quantidade de tráfego suportada pelo plano?)
› Espaço em disco (Qual é a quantidade de armazenamento de dados oferecida?)
› Plus (O plano oferece algum diferencial como construtor de sites ou alguma outra coisa?)
› E-mail (Qual é a quantidade de contas de e-mail que o plano oferece?)

Comparando essas informações, vai ficar muito mais fácil decidir qual é o melhor servidor de hospedagem e qual plano atende melhor as necessidades do seu site.

3/5 - (20 votes)
Comentários
  • Responder

    De fato, o preço do plano de hospedagem nunca pode ser um fator determinante para a decisão de qual servidor escolher. Normalmente soluções que proporcionam maior velocidade e estabilidade são mais caras. Para obter resultado na internet é preciso investir… e se levarmos em consideração que a velocidade e estabilidade do site é um fator de ranking no Google e que os usuários presam por sites rápidos, não resta outra opção.

Deixe um comentário