Cadastro / Documentos

Preciso ter CNPJ para me cadastrar na Plataforma?

Sim. A Tratativa é uma plataforma de negócios de empresas para empresas. Isso significa que quando alguém contratar algum serviço dentro da Tratativa, essa pessoa tem a segurança de que do outro lado tem alguém que é plenamente capaz de cumprir com suas obrigações, emitir uma Nota Fiscal e pagar seus impostos. Outro grande benefício é que desta forma sua empresa não concorre com prestadores de serviço informais.

A Tratativa irá consultar os dados da minha empresa em órgãos de proteção ao crédito (CPC, Serasa ou outros)?

Não fazemos consultas. Apenas verificamos no banco de dados da Receita Federal se a empresa existe, condiz com os dados cadastrados e está ativa.

Para que a Plataforma Tratativa funcione com segurança para todos os nossos parceiros e clientes, precisamos nos certificar de que as empresas que estamos oferecendo aos potenciais clientes são empresas verdadeiras e ativas! Desta forma evitamos fraudes e pessoas mal-intencionadas.

Planos / Pagamento / Gratuidade

Se é gratuito divulgar minha empresa na Tratativa, como vocês são remunerados?

Ao completar o cadastro na Tratativa, você terá uma Página de Divulgação completamente gratuita, e aparecerá nos resultados de busca dos serviços cadastrados que tenham imagem de capa. Os potenciais clientes terão acesso aos dados de contato da sua empresa, tudo isso gratuitamente. Os clientes poderão entrar em contato com sua empresa e fechar negócios, e a Tratativa não cobra nada por este serviço!

A outra grande funcionalidade da plataforma Tratativa é a Ferramenta de Oportunidades de Negócios. Esta ferramenta possibilita você visualizar solicitações de Propostas de pessoas interessadas nos serviços que sua empresa oferece e enviar Propostas. A monetização da plataforma será apenas através da participação em Oportunidades de Negócios pela sua empresa, e você utilizará o saldo do Plano contratado ou do Plano Gratuito apenas quando decidir participar.

No Plano Gratuito estamos disponibilizando mensalmente a participação em uma oportunidade.

O saldo (gratuito e pago) não acumula de um mês para o outro, devendo ser utilizado durante o período de validade.

Preciso contratar um Plano para participar das Oportunidades de Negócios?

A Ferramenta de Oportunidades de Negócios possibilita você visualizar solicitações de Propostas de pessoas interessadas nos serviços que sua empresa oferece e enviar Propostas.

Os fornecedores que não aderiram a um Plano Premium têm direito a participar de uma oportunidade por mês gratuitamente. Para participar de mais Oportunidades de Negócios, você poderá aderir ao Plano Premium que mais se adeque à necessidade da sua empresa para continuar aproveitando esta ferramenta.

Se meu saldo acabar ou se eu estiver no Plano Gratuito a minha Página de Divulgação continua ativa?

Sim. A Página de Divulgação é gratuita e você não precisa de créditos para mantê-la ativa! Você apenas deixará de enviar propostas aos potenciais clientes da sua empresa. A adesão à Planos Premium também conta como um dos critérios de Ranqueamento.

A Tratativa intermedia o pagamento dos serviços que eu fechar pela plataforma?

Este é um dos nossos diferenciais, a Tratativa não recebe dinheiro dos compradores e também não retém uma % da negociação. Desta forma, o fornecedor e o cliente tem mais liberdade nas negociações e futuras contratações. Por isso, o contrato, entrega e pagamento dos serviços que forem contratados via Plataforma Tratativa devem ser acertados diretamente entre o fornecedor e o comprador. O papel da Tratativa encerra com a apresentação de propostas e o gerenciamento das propostas enviadas aos potenciais clientes.

A Tratativa intermedia o pagamento dos serviços que eu fechar pela plataforma?

Não, a Tratativa cobra apenas pela proposta que for enviada ao potencial comprador, independentemente do valor total apresentado.

Ranqueamento

Como faço para aparecer nos primeiros lugares das buscas na Tratativa?

O sistema de ranqueamento da Tratativa tem como principal premissa oferecer uma melhor experiência para o potencial cliente que faz uma busca. Isso para que ele queira contratar um dos fornecedores da Plataforma!

Se o potencial cliente se frustrar com Páginas de Divulgação incompletas, ou se não receber propostas das empresas que esperava receber, ele não voltará mais e ainda poderá falar mal da Plataforma e dos fornecedores.

Por isso, sempre que necessário otimizaremos nossa fórmula para que nos primeiros lugares apareçam as empresas que possuem uma página de divulgação mais completa, que possuam as melhores avaliações, que costumem responder rapidamente os contatos dos clientes e tenham uma participação ativa na Plataforma Tratativa, respondendo propostas, mantendo Planos Premium ativos e visitando constantemente sua área do fornecedor.

Posso pagar para aparecer nos primeiros lugares?

Para garantir a melhor experiência para os potenciais clientes, a Tratativa não trabalha com anúncios patrocinados nos resultados de buscas.

Manter Planos Premium ativos na plataforma, e utilizá-los para enviar propostas são alguns dos critérios de ranqueamento, mas eles não serão consumidos por cliques e visualizações dos clientes.

Página de Divulgação

Quando minha Página de Divulgação é publicada?

Sua Página de Divulgação é publicada após o preenchimento dos campos mínimos obrigatórios e a conferência por parte de nossos analistas. Esta conferência deverá acontecer em até um dia útil. Você receberá um e-mail informando quando sua Página de Divulgação for publicada.

Quando minha Página de Divulgação aparece nos resultados de busca?

Após receber a confirmação de que a página está publicada, todos os serviços que a sua empresa tiver cadastrado aparecerão nas buscas daquele serviço, desde que tenha imagens de capa. Serviços cadastrados que não tenham imagem de capa não aparecem nos resultados de busca e ainda prejudicam o Ranqueamento geral da empresa nos outros serviços.

Posso colocar vídeo na minha Página de Divulgação?

Está previsto em nosso roadmap de desenvolvimento para em breve disponibilizar este recurso para nossos fornecedores parceiros. Sabemos que este recurso facilitará muito os fechamentos de negócios e por isso está em nossa lista de prioridades.

Por enquanto, capriche nas fotos e insira bons textos para chamar a atenção do seu potencial cliente.

Qualquer pessoa pode ter acesso a minha Página de Divulgação?

A sua Página de Divulgação é como um site na internet: É público, aberto e queremos que o maior número possível de pessoas acesse e conheça!

Por que os usuários precisam clicar em “ver contatos” para ter acesso aos dados de contato?

Ocultamos parte dos dados de contatos para evitarmos que Robôs capturem os seus dados para envio de spam ou outros objetivos. Desta forma também conseguimos saber quem acessou seus dados.

Oportunidades de Negócios

De quais Oportunidades de Negócios poderei participar?

Sua empresa poderá participar de todas as Oportunidades de Negócio que se enquadrem nos serviços que a sua empresa oferece, desde que ainda hajam vagas disponíveis para a participação e sua empresa tenha saldo disponível. Isso significa que a sua Página de Divulgação precisa estar publicada e ter foto de capa nos serviços que a pessoa estiver solicitando.

O telefone dos clientes é validado na hora da solicitação? Como é esse processo?

Sim, todos os telefones são validados no momento da solicitação. O processo é simples e tem como objetivo assegurar a veracidade da informação para os fornecedores. O cliente informa seu número celular e em seguida o sistema envia um código via SMS, ao receber o cliente informa os 4 dígitos e prossegue no processo de solicitação. Caso o cliente não use esse código dentro de aproximadamente 2 minutos ou caso o cliente não receba o código via SMS, são feitas até duas ligações automáticas informando o código. Após esta etapa, o cliente poderá prosseguir e concluir a solicitação.

O que faço se a solicitação de proposta não tiver todas as informações necessárias para elaborar uma proposta?

Muitas vezes os clientes não fornecem, por falta de conhecimento técnico e experiência, todas as informações necessárias para a elaboração da proposta.

Orientamos que a sua empresa ligue para o potencial cliente, através do telefone disponibilizado quando da Participação na Oportunidade e esclareça todos os pontos necessários antes de enviar a proposta. Se o cliente estiver de acordo com estes parâmetros, a proposta é válida e pode ser aceita, se ele não estiver de acordo, ele poderá entrar em contato para solicitar a revisão da proposta de acordo com as suas necessidades e informando os dados que não haviam sido informados anteriormente.

A empresa que prestar o melhor atendimento através da qualidade do atendimento e da proposta de solução que apresentar ao cliente terá maiores chances de fechar o contrato.

Resultados / Funcionamento

Como o cliente vai encontrar os fornecedores?

Existem duas formas de o potencial cliente que visitar a Plataforma Tratativa encontrar sua empresa.

A primeira é através de uma busca pelos serviços que sua empresa oferece. Neste caso, aparecerão nos resultados de busca as empresas que oferecem o serviço buscado, mostrando a imagem de capa que as empresas cadastraram para aquele serviço. Ao clicar na imagem os clientes serão direcionados a sua Página de Divulgação e terão acesso aos seus dados de contato, portfólio e informações da sua empresa.

A outra forma é através das solicitações de propostas. O potencial cliente solicita uma proposta e esta solicitação fica disponível para os fornecedores na Ferramenta de Oportunidades de Negócios. Os fornecedores que decidirem participar desta Oportunidade de Negócios entrarão em contato com o cliente e enviarão uma proposta através da Plataforma Tratativa.

A Tratativa funciona como um catálogo online de empresas?

Muito mais do que isso! Na Tratativa sua empresa poderá exibir informações relevantes sobre seus serviços e oferecer propostas diretamente pela plataforma.

Qual a diferença da Tratativa para outras plataformas?

Existem outras boas plataformas no mercado, mas a Plataforma Tratativa tem alguns diferenciais:

  1. Os fornecedores da Tratativa são empresas, com CNPJ ativo.
  2. A Tratativa não incentiva leilão de preços.
  3. A Divulgação da empresa através da Página de Divulgação é realmente gratuita.
  4. Os dados de contato da sua empresa ficam disponíveis para que o seu cliente possa entrar em contato contigo e fechar negócios mesmo sem envolver a plataforma.
  5. O valor do fechamento do negócio é 100% do fornecedor, ou seja, a Tratativa não cobra % de comissão sobre as transações financeiras.
  6. Se o cliente quiser contatar sua empresa diretamente (sem passar pela Tratativa) na próxima contratação, tudo bem!
  7. Os clientes podem receber facilmente propostas padronizadas de empresas interessadas em atendê-lo!
  8. Os fornecedores podem escolher o cliente para o qual quer enviar a proposta, e pagam apenas pelas propostas enviadas.

Qual a vantagem eu vou ter em deixar o Google Adwords para entrar na Tratativa?

Na Ferramenta de Oportunidade de Negócios, sua empresa poderá ver as oportunidades disponíveis e participar daquelas que sua empresa tem chances de fechar.

Através das ferramentas de Link Patrocinado (Google, Facebook, Bing...) sua empresa paga por click ou visualização, mesmo que o potencial cliente não esteja interessado e não tome nenhuma ação dentro de seu site.

Mesmo com essas vantagens, orientamos manter as outras formas de divulgação que sua empresa já está utilizando (se estiverem dando resultado, é claro) e designar apenas uma parte do esforço para a Tratativa, pelo menos inicialmente, até que você veja os resultados que pode obter na nossa Plataforma.

Quantas empresas vão participar de cada Oportunidade?

O limite de empresas que podem participar de cada Oportunidade sempre será informado nos detalhes da solicitação, e você saberá antes de decidir sobre a participação. Atualmente, no máximo 4 empresas podem participar de uma mesma Oportunidade de Negócio. Mas este número poderá variar entre 3 e 5 futuramente conforme entendermos ser interessante para os Fornecedores e Compradores. Você também poderá saber quantos fornecedores já estão participando desta oportunidade antes de enviar a proposta da sua empresa.

Eu vou concorrer com empresas e freelancers?

Todos os fornecedores da plataforma são empresas formalizadas, com CNPJ ativo. Isso garante que o seu concorrente terá capacidade de cumprir com as suas obrigações legais e tributárias.

Além disso, os potenciais clientes informarão como pretendem escolher os fornecedores escolhendo entre menor preço, melhor custo x benefício ou melhor qualidade.

Caso sua empresa seja uma agência com uma estrutura robusta, provavelmente não terá muitas chances de fechar com um cliente que queira escolher o fornecedor pelo menor preço, então responderá apenas as outras propostas. Caso sua empresa seja uma MEI e você faça tudo sozinho, provavelmente tenha maiores chances de fechar com um cliente que queira o melhor preço.

Posso compartilhar minha Página de Divulgação nas minhas redes sociais?

Sim! A sua Página de Divulgação é como um site na internet: É público, aberto e queremos que o maior número possível de pessoas acesse e conheça!

De quantas Oportunidades de Negócios cada fornecedor poderá participar?

Você poderá participar de quantas Oportunidades de Negócios quiser, limitado apenas de acordo com o Plano Premium que você aderir, e à disponibilidade de vagas nas solicitações que se adequem aos serviços informados.

Como a Tratativa vai atrair os potenciais clientes para a Plataforma?

A Tratativa irá utilizar de todos os recursos existentes para atrair potenciais clientes interessados nos serviços da sua empresa.

Nossa equipe está fazendo um trabalho de SEO muito forte para que a Plataforma apareça nos primeiros lugares dos buscadores, além disso investimos em Google Adwords e Rede de Display, Facebook, Instagram, Bing, LinkedIn, e-mail marketing e mídias alternativas.

A cada novo fornecedor na plataforma aumentaremos mais nosso investimento para atração de clientes!

Suporte

Caso eu tenha problemas como será feito o suporte com a Tratativa?

O suporte é feito via e-mail, no [email protected]. Nossa equipe está à disposição para responder seu contato da melhor forma possível. Se você preferir, pode solicitar um contato telefônico da nossa equipe de atendimento, que retornarão o mais breve possível.